top of page

Por que meditar?

Atualizado: 2 de mai. de 2022

Meditação é uma jornada interior, uma jornada de autodescoberta ou, na realidade, de uma nova descoberta. É um momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida cotidiana. Dar uma pausa nos possibilita o retorno a um ponto central do ser. Em nosso mundo moderno, o ritmo de vida está cada vez mais acelerado e estamos perdendo contato com nossa verdadeira paz e poder interior. Quando não sentimos mais os pés no chão, podemos nos sentir impulsionados e puxados para diversas direções. É nesse ponto que começamos a experimentar estresse e uma sensação de estarmos sendo armadilhados. Essa sensação leva, gradualmente, a enfermidades, pois nossa saúde mental, emocional e física perde o equilíbrio. Meditar é uma prática cada vez mais comum atualmente. Muitos a associam a uma moda, uma tendência do pensamento "New Age", mas a verdade é que remonta aos primórdios da Humanidade. A maioria dos grandes mestres do passado de que ouvimos falar comumente meditavam diariamente. Porquê? Porque o que nos distingue como seres humanos é o pensar. Vamos falar na ausência de pensamento. Melhor que isso, no pensamento puro. Apesar do propósito da Meditação ser esvaziar a mente, é muito melhor pensar em algo que nos faz sentir bem do que não pensar em nada. Não viemos ao Mundo para meditar, mas para nos expandirmos, para nos melhorarmos. Quer meditemos para ter uma mente limpa, pensar positivo ou como um tempo de visualização, há sempre muitos benefícios em fazê-lo diariamente. Aproveito para deixar o meu próprio testemunho de como meditar me melhorou em muitos aspetos: A três anos a traz eu passei por uma fase bem difícil de adaptação, pois acabara de me mudar para outro país e estava longe de casa para além de esta longe da minha família, maridos e filhos. Nesta altura minha filha caçula tinha 3 anos o que me deixava ainda mais pilhada, Quando cheguei em Portugal, logo consegui um trabalho em um restaurante, ou seja, não tinha nada a haver com que eu fazia no Brasil, e isso também fez parte da minha adaptação. Comecei a perceber que eu tinha uma variação muito grande de humor, e pensamentos negativos estavam sempre rondando minha mente, algo que não era comum, pois tive sempre a fama de ser a mais otimista da turma kkkk, para mim tudo daria certo, era só uma questão de calma e foco. Mas as coisas já não estavam mais assim na minha mente. Eu sempre fui praticante de atividade física, e nesta fase eu não tinha tempo nem para comer direito, aliás eu nem tinha muita fome, e com isso eu deixei completamente de fazer exercícios, algo que fazia me sentir muito mal comigo mesma, pois passeia me achar gorda, cheia de defeitos pelo corpo, coisa que também nunca acontecera antes. A verdade é que eu permitir que este processo de adaptação afetasse todas as áreas da minha vida. Um belo dia .... digo, um terrível dia! Eu fui para o trabalho sentindo um grande aperto no peito uma vontade de chorar e sumir, não sei explicar, pois, foi a primeira vez que isso aconteceu na minha vida. Durante o trabalho essa sensação foi ficando cada vez maior e chegou ao ponto de sair totalmente do meu controle, eu comecei a me sentir sem ar, totalmente sufocada eu estava tendo uma crise de ansiedade. Digo já foi a pior experiência da minha vida, pois a sensação que eu tive era de morte, passou tantas coisas na minha cabeça, por exemplo, que eu não veria mais minha família, meus filhos, imaginei meus pais chorando tendo que fazer meu funeral, só vinha imagens e pensamentos horríveis, coisas que nunca passara pela minha mente antes. Claro que minha patroa me levou em uma unidade de saúde, e lá o médico após me ouvir atentamente disse-me que eu tive uma séria crise de ansiedade, ele me receitou três medicamentos sendo, ansiolítico, antidepressivo e um analgésico para minhas dores. Eu como farmacêutica que não tomo remédio com muita facilidade, me recusei a ir à farmácia e comprar aquele coquetel de drogas. Eu então passei dois dias em casa para descansar, mas, na verdade, eu usei esses dias para refletir muito, em como eu cheguei aquela situação e agora o que eu precisava fazer para sair dela. Comecei a escrever nas minhas novas atitudes e comportamentos daquele momento em diante, e entre elas estava a meditação. Confesso que não foi fácil, precisei ver muitos vídeos no YouTube e ler alguns livros para me ajudar a fazer dessa ferramenta de auto ajuda uma prática de verdade. Mas eu só considero que realmente se tornou uma prática ao fim de um ano e meio de treino, quando eu percebi que eu meu corpo minha mente não podia ficar sem, pois era a única coisa que me trazia alivio para minhas tensões e aflições. Eu aprendi que com a meditação eu posso fazer minha mente chegar onde eu quiser, eu posso modelar minhas ideias e pensamentos, posso levar meu verdadeiro eu minha essência onde ela precisa ir diariamente para se sentir bem, livre de emoções ruins, emoções que me causa infelicidade. Então eu passei a ser 100% feliz? Onde podemos encontrar a verdadeira felicidade? No mundo moderno, nós somos rodeados por diversos níveis de riqueza material e conforto, contudo o nosso exterior sofisticado, muitas vezes, mascara os sentimentos de insatisfação, ansiedade e depressão. Muitas vezes, ironicamente, parece que quanto maior o progresso no mundo ao nosso redor, menos conteúdo temos em nossas vidas. A meditação nos mostra que a verdadeira felicidade é encontrada em nós. Os sentimentos de satisfação e plenitude que buscamos muitas vezes fora de nós são, na verdade, parte da nossa natureza básica. Infelizmente, nós nos tornamos tão habituados a olhar para fora de nós mesmos procurando a felicidade que muitas vezes não sabemos como descobrir essa “riqueza interior.” Embora todos tenham potencial para encontrar a profunda e duradoura felicidade que não depende das circunstâncias externas, simplesmente ouvir que já temos o que precisamos para sermos felizes, não é o suficiente, precisamos de métodos práticos para descobrir a nossa verdadeira natureza, práticas que nos permitirão ir além do condicionamento cultural que perpetuamente nos diz que somos incompletos. A prática da meditação nos desperta para a alegria do momento presente. Ao cultivar a atenção e a consciência plena podemos transformar qualquer situação, mesmo situações desafiadoras como a dor crônica, ou padrões de pensamentos destrutivos e emoções difíceis, em fontes de paz e alegria interior. Esta transformação interior não nos obriga a termos que nos alienar do mundo. Pelo contrário, a vida cotidiana está repleta de infinitas possibilidades de usar a prática da atenção plena para encontrar a preciosidade de cada momento. A meditação não é para nos tirar do mundo, mas para abrir nossos corações e mentes para a beleza que já existe em nós.

Então eu digo e reforço que a meditação tem benéficios infitos, e por isso eu digo e POR QUE NÃO MEDITAR?


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page