O chá é a bebida típica dos ingleses, mas ele já caiu no gosto dos brasileiros há tempos. Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo companheiro para um bom livro, para preceder uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo. Frequentemente, a ciência se debruça sobre os princípios da bebiba para descobrir os benefícios e suas propriedades. Sugerimos aqui dez motivos para incluir a bebida em sua rotina diária: Leia mais:
1. Bom para o fígado Pesquisadores do Hospital Universitário de Zhujiang, associado à Universidade de Medicina do Sul da China, descobriram que beber chá pode ter implicações positivas para a saúde do corpo. Um estudo avaliou que as pessoas que consomem chá têm menores chances de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica. 2. Três xícaras para uma saúde melhor Diferentes pesquisas demonstram que três xícaras diárias da bebida podem diminuir a chance de desenvolvimento de diferentes doenças. Por exemplo, consumir três xícaras é o suficiente para reduzir a probabilidade de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.
A mesma quantidade é o necessário para abaixar em 21% a chance de sofrer um AVC, além de garantir uma redução no desenvolvimento de doença arterial coronariana, morte cardíaca, infarto cerebral e hemorragia intracerebral. 3. Benefício para a saúde mental O chá também aparece associado como um fator de diminuição de chances de desenvolver depressão. Três xícaras por dia são o suficiente para reduzir em 37% os riscos de apresentar a doença. 4. Hortelã para não esquecer Se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, beba chá de hortelã. Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo. 5. Quer emagrecer? Se você está querendo tirar alguns quilinhos da balança, aposte no chá verde solúvel (e também em exercícios físicos). Segundo estudo, quando consumido dez minutos antes da prática de atividades física, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal, auxilia na redução do triglicérides e ajuda no ganho de força muscular.
6. Con-cen-tra-ção Em diversos estudos, a bebida aparece associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças à presença de cafeína e do aminoácido teanina, chás podem ajudar na concentração e na capacidade de aprendizagem.
7. Para cair no sono Aposte na camomila! A planta é rica em antioxidantes flavonoides, sendo que a principal é a apigenina, a responsável por criar um efeito calmante e sedativo que adquirimos ao consumir o chá de camomila.
8. Xô,TPM Chás de erva-doce e sálvia funcionam aliviando dores abdominais e o de camomila ajuda diminuindo efeitos de irritação e ansiedade. Já o de canela tem propriedades que aumentam o fluxo menstrual. 9. Sorria! Um estudo sugeriu que chás verdes e pretos ajudam a reduzir inflamações dentárias e também funcionam como preventivos do crescimento e adesão de bactérias na boca. Isso acontece porque as bebidas contém flavonoide e catequina, antioxidantes que têm propriedades antimicrobianas. 10. Cansado do calor? Durante o verão, o chá pode ser tanto consumido frio ou também utilizado como um hack para combater o tempo abafado. Faça um chá de menta, guarde-o na geladeira e quando o líquido estiver gelado, coloque-o em um spray e borrife-o em seu corpo. Caso queira um boost no efeito refrescante, fique na frente do ventilador.
Ficou interessado? A melhor forma de se preparar o chá é pelo método de infusão, pois assim as propriedades e benefícios das folhas e ervas são melhores aproveitadas. Coloque a erva em uma xícara de porcelana ou de vidro, adicione água fervente e deixe a mistura em repouso de 5 a 10 minutos. O ideal é adicionar 1 colher de sobremesa de açúcar para cada xícara de água.