top of page

Preparar um xicara perfeita de chá tem alguns segredos.


Existem centenas de infusões de diferentes plantas, cada uma com sua forma especial de preparação.

Quando falamos em chá, sempre nos referimos à infusão da Camellia sinensis (a planta do chá).

Como se prepara corretamente? Existem muitas formas e estilos de preparo do chá. Na China, costuma-se utilizar água muito quente e realiza-se infusões muito curtas (de apenas alguns segundos). No Japão, preparam o chá verde com água mais fria que o habitual, enquanto no Marrocos usam água fervendo e transpassam o chá do bule ao copo várias vezes, adicionando açúcar para diminuir o amargor.

No Ocidente, dedicamos vários minutos para realizar a infusão, em proporções de chá e água mais diluídas do que na China. Cada tipo de chá é preparado de uma forma diferente. De acordo com a família ou variedade, usaremos água mais quente ou mais morna.

Vou indicar abaixo as regras que sugiro para o preparo dos diferentes tipos de chá no mundo ocidental:

Muitas vezes, me perguntam se estaria tudo bem adicionar leite, açúcar ou limão ao chá, e minha resposta é sempre a mesma: se vamos realizar uma “analise técnica” não devemos adicionar absolutamente nada, uma vez que qualquer coisa que adicionemos modificará nossa percepção sensorial do chá. Mas quando se trata simplesmente de aproveitar, vale que você adicione ao chá aquilo que você mais gosta.


Passos para preparar um bom chá

  1. Escolha um chá especial para a ocasião. Cada momento, cada circunstância, tem seu chá especial.

  2. Prepare previamente todos os utensílios necessários: bule, xícaras, infusor, ampulheta, termômetro, colher de chá para medir a quantidade de folhas, água na temperatura certa para o tipo de chá selecionado e seu chá.

  3. Meça a quantidade de chá necessária. Para preparar o chá em folhas inteiras, você deve usar uma colher de chá para cada xícara que você prepare.

  4. Controle a temperatura da água antes de preparar o chá. Se a mesma não é a correta para esse tipo de chá, aguarde até a temperatura chegue ao seu nível adequado.

  5. Coloque o infusor (com as folhas dentro) no bule e despeje a água quente.

  6. Comece a medir o tempo. Deixe infusionar pelo tempo indicado para esse chá. Recomendo que você utilize uma ampulheta para medir o tempo de infusão.

  7. Cumprido o tempo, retire o infusor do bule e tampe-o. Se colocou as ervas soltas no bule é recomendável que despeje o licor em outro recipiente para que não supere o tempo indicado de infusão.

  8. Sirva o chá na xícara e aproveite!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page